sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tomar leite puro pode favorecer a perda de peso

Tomar leite puro pode favorecer a perda de peso

Um estudo da Embrapa revela que o brasileiro ingere 140 litros de leite por ano, mas o ideal seriam 200. O Ministério da Saúde recomenda para os adultos entre dois e três copos de leite por dia.




Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, mostrou que os brasileiros bebem menos leite do que deveriam. A repórter Mônica Sanches explica por quê.

Pão com manteiga e café puro, o típico café da manhã de muitos brasileiros, como Rita e Roberto. “Falta o leite, mas nessa hora da manhã, eu prefiro só café puro mesmo”, admitiu o comerciário Roberto Corrêa.

Claudia tem outro motivo para deixar o leite de lado. “Eu acho que engorda. Aí eu evito”.

Mas tomar leite puro todos os dias pode favorecer a perda de peso, segundo uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio.

O cálcio ajuda a normalizar o metabolismo e inibe a produção de cortizol, um hormônio que pode acumular gordura, principalmente, no abdômen.

A falta de hábito e de informação, além do preço alto do leite leva a um consumo menor do que o recomendado pelo Ministério da Saúde.

“A gente tinha que investir muito mais em propaganda para ajudar a aumentar o consumo de leite e esclarecimento da população de que o leite é um produto essencial”, acredita Rosângela Zokal, pesquisadora da Embrapa.

Um estudo da Embrapa revela que o brasileiro ingere 140 litros de leite por ano. O ideal seriam 200 e não só para as crianças.

O Ministério da Saúde recomenda para os adultos entre dois e três copos de leite por dia. O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio para o nosso organismo e o baixo consumo destes alimentos pode até se tornar um problema de saúde pública aqui no Brasil.

A osteoporose é um mal causado pela falta de cálcio nos ossos. Atinge dez milhões de brasileiros, principalmente as mulheres.

“O que aconteceria numa idade mais avançada, hoje está atingindo adolescentes e adultos jovens, então isso vem enfraquecer os ossos, vai ter maior probabilidade de quedas, fraturas, consequentemente, maior gasto com serviços de saúde”, explicou a nutricionista Elizabeth Queiroz.

No supermercado, a nutricionista dá uma dica valiosa a Dona Cândida, que bebe leite todos os dias, mas... “Eu acho melhor com café”.

“O leite com café impede que haja absorção completa do cálcio. O leite deve ser ingerido sozinho”, ensina Elizabeth Queiroz.

E se a preferência é misturar a um achocolatado ou ao café, basta aumentar a quantidade diária de três copos. “Então agora eu vou seguir os seus conselhos”, afirmou Dona Cândida.

Nenhum comentário: