terça-feira, 21 de setembro de 2010

É primavera!





........................................................................................................................................................................................................................................................
Descubra curiosidades legais sobre a estação mais colorida do ano Revista Recreio17/09/2009

Maria Clara Cristianini
menos aA mais
SHOW NO JARDIM
Quando termina o inverno e começa a primavera, os dias ficam mais longos e o período com luz do Sol pode durar mais de 12 horas. As plantas são muito sensíveis às mudanças de luz, temperatura e umidade, por isso, quando recebem luz solar por mais tempo, acumulam a energia necessária para abrir suas flores

VISITAS MUITO ESPECIAIS
Abelhas, pássaros, borboletas e moscas se alimentam do néctar das flores. Enquanto passeiam entre elas, grãos de pólen grudam em seu corpo e são levados para outras plantas. Quando o pólen (que contém células masculinas) chega a uma flor da mesma espécie, ela é fecundada. Daí, uma parte da flor se transforma em um fruto com a semente de uma nova planta.

SEMPRE DE MALAS PRONTAS
Pássaros que vivem em lugares frios viajam para regiões mais quentes no inverno. Eles só voltam para casa na primavera, quando haverá alimento e abrigo para todos. Os pássaros sabem que chegou a hora de fazerem a viagem de volta quando o lugar de “férias” também começa a esfriar.

PRIMAVERA BRASILEIRA
Este ano, a primavera no Brasil começa às 18h18 do dia 22 de setembro. O calor aumenta devagar nas regiões Sul e Sudeste. Já na região central, os termômetros costumam subir mais rapidamente. No Norte e Nordeste, a temperatura varia pouco, pois são regiões próximas da linha do Equador.

CLIMA DE ROMANCE
Na primavera, muitos bichos procuram parceiros para namorar. É que nessa época há mais alimento para a fêmea, que vai gerar filhotes, e para os bebês. Cada espécie tem uma tática para atrair namorados. Muitos mudam de comportamento ou até de cor. Quando a água fica mais quente, as escamas de certos peixes ganham cores mais fortes para chamar a atenção. Já entre os pássaros, o calor pode ser um sinal para que os machos cantem mais para conquistar as fêmeas.

MIL E UM TIPOS!
Perfumadas e coloridas, as flores são uma estratégia das plantas para atrair polinizadores. Existem flores de todos os tamanhos e cores e com vários aromas – algumas até são fedidas. A flor-cadáver, por exemplo, solta um cheiro horrível para atrair moscas e besouros que fazem sua polinização. Outra muito fedida é a flor-monstro, uma gigante que vive na Indonésia e atinge até 1 metro de diâmetro.

GIRANDO AO REDOR DO SOL
As diferentes estações existem porque o eixo de rotação da Terra é inclinado em relação ao Sol. Quando o hemisfério sul está voltado para o Sol, ele recebe os raios solares mais diretamente. Então, é verão no sul e inverno no norte. Quando a posição se inverte, começam o verão no norte e o inverno no sul. A primavera, como o outono, é uma fase intermediária em que as duas partes do planeta recebem os raios solares quase com a mesma intensidade.

MUDANÇAS NO CLIMA
A temperatura da Terra está aumentando e isso provoca confusão nas estações do ano. O inverno está mais curto e a primavera começando mais cedo. Esse fenômeno causa desordem na natureza, como flores aparecendo antes do tempo e mudanças no período de migração dos pássaros e no ciclo de vida de muitos bichos e plantas. Só com o tempo saberemos quais espécies vão conseguir se adaptar à nova situação do clima no planeta.

Nenhum comentário: