sábado, 22 de novembro de 2008

A origem dos meses do ano!



O calendário solar hoje usa­ do foi introduzido no Oci­dente pelo imperador romano Júlio César, em 46 a. C.. César copiou um modelo usado pelos faraós egípcios.

O primeiro ca­lendário romano foi estabeleci- do no século VII antes de Cris­to. O ano tinha 304 dias e era dividido em dez meses.

Com o passar do tempo, a contagem foi ficando defasada porque o ano solar, na verdade, tem 365,25 dias. Na época do impe­rador Numa Pompílio, ainda no século VII a C., a contagem es­tava 51 dias atrasada com rela­ção ao início das estações. Pompílio criou então mais dois meses janeiro e fevereiro E o ano passou há ter 354 dias. Ainda assim, voltou a ocorrer defasagem. Júlio César (100 a 44 a. C.) introduziu o calendá­rio de 365 dias sem alterar os nomes dos meses. De março a dezembro, os meses receberam seus nomes durante o século VII. Julho e agosto foram rebatizados posteriormente. Os no­mes de janeiro e fevereiro fo­ram dados por seu criador, Numa Pompílio.

O significado de cada nome

JANEIRO:

é uma homenagem a um dos principais deuses romanos, Jano. Ele é tido como guardião do Universo e o deus dos inícios, da primeira hora do dia e do primeiro mês do ano. Era um deus de duas faces, uma voltada para frente e outra para trás.

FEVEREIRO:

referência ao festival que ocorria nessa época em Roma chamado Februália, ou purificação. Na ocasião, eram oferecidos sacrifícios aos mortos para apaziguá-los

MARÇO:

em Roma, era o mês dedicado à Marte, deus da guerra. Nesse mês, escudos sagrados

Eram carregados pelos sacerdotes em volta da cidade em sua homenagem

ABRIL:

existem duas possibilidades para explicar o nome. O primeiro seria uma homenagem a Afrodite, deusa do amor, a quem o mês é consagrado. Abril também pode ser derivado da palavra latina aperire, referência à abertura das flores, já que é primavera no hemisfério norte.

MAIO:

Acredita- se que seja uma referência a uma antiqüíssima deusa romana chamada Maia, mãe do deus Mercúrio.

JUNHO:

uma provável homenagem à deusa Juno, a protetora das mulheres em geral, especialmente das esposas legítimas. Todas as mulheres tinham a sua Juno, uma espécie de anjo da guarda.

JULHO:

inicialmente chamado de Quintilis, por ser o quinto mês, foi rebatizado em homenagem ao imperador romano Júlio César.

AGOSTO:

o nome Sextilis foi substituído parahome­nagear o imperador Cesar Augusto (63 a. C.a 14 d. C.), um dos maiores gênios administradores da história. Ele reformou a estrutura de go­ verno do império e somou a ele novos territórios.

SETEMBRO:

o nome vem do latim septem, ou sete. Antes do calendário implantado por Pompílio, esse era o sétimo mês.

OUTUBRO:

refere-se a octo, oito.

NOVEMBRO:

vem do latim nove.


DEZEMBRO:

referência ao número dez, ou decem em latim.

Nenhum comentário: