quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Desintoxicar-se



Publicado em 04/01/05


Geralmente nas festas de fim de ano, as pessoas comem e bebem em excesso. Quase sempre na ceia de Natal e Ano Novo são servidos pratos que contém muitas calorias; sem falar que você come e logo vai dormir com a "pança cheia"... Não há organismo que resista! Vamos fazer uma pequena dieta para eliminar todos os excessos. Comece agora mesmo, desintoxique-se.

Dieta desintoxicante

É saudável e recomendável, ao menos um dia por semana, fazer uma desintoxicação do fígado e do organismo em geral por meio de uma dieta à base de líquidos, sem açúcar e sem sal. Água à vontade, chás (banchá, erva-cidreira, hortelã, jasmim etc.) leite ou derivados (coalhada ou iogurte), suco de frutas (ou de verduras), caldos ou sopas de legumes e verduras são os alimentos dessa dieta. Se preferir, intercale líquidos e frutas cada três horas ou então frutas no almoço e hortaliças no jantar. Pode-se prolongar o tempo de desintoxicação principalmente no verão ou em dias quentes, ou mesmo fazer uma maior purificação através de jejum total à base de água (ou água com limão), com repouso relativo e sob orientação médica.


Doutor Eduardo Lambert

Receitas Infalíveis

Aconselha-se uma monodieta (Um regime alimentar no qual por um ou mais dias, se consome um único tipo de alimento), para desintoxicar o organismo, para resolver problemas de estômago, para estimular a diurese e assim reduzir edemas e tumescências.

Dieta de Cenouras

Mais uma dieta onde só se consome um alimento, neste caso a cenoura.

Pequeno Almoço
- um copo de sumo de cenoura

A meio da manhã
- caldo vegetal, ou seja, água de cozedura de cenouras, com ervas aromáticas e pouco sal

Almoço
- cenoura ralada crua, temperada com pouco azeite e sal; cenouras cozidas no vapor, eventualmente em puré

A meio da tarde
- um copo de sumo de cenoura

Jantar
- o mesmo que ao almoço


Dieta das Maçãs


Nesta dieta consomem-se exclusivamente maçãs cruas ou cozidas e sumo fresco de maçã, tem uma duração entre os 3 e os 7 dias.


Pequeno Almoço
- Sumo fresco de maçã num copo grande(pode-se diluir com água)

Durante a manhã
- Duas ou três maçãs cruas, mastigadas lentamente

Almoço
- Um copo de sumo de maçã; mastigar lentamente duas maçãs cruas

Lanche
- Uma maçã crua

Jantar
- Duas maçãs assadas, sem açucar

Sucos desintoxicante

Suco de salsão

Ingredientes: 2 talos de salsão; 1/3 de maço de salsinha e 1 copo de água.

Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liqüidificador e se desejar adoce com algumas gotas de mel.

Benefícios: o alto teor de sódio atua no combate ao envelhecimento da pele e ajuda na eliminação de toxinas. Se bebido com freqüência, auxilia as funções dos rins, ajuda a dissolver cálculos renais e a prevenir hepatite. Age também como diurético natural.

Suco de brócolis

Ingredientes: 2 folhas de brócolis; 2 hastes de flor de brócolis e 1 copo de água.

Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liqüidificador.

Benefícios: tem grande quantidade de minerais e substâncias antioxidantes, que evitam a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer. Age também como auxiliar na prevenção de anemia.

Suco de Couve

Ingredientes: 2 folhas de couve lisa; 2 folhas de couve-de-bruxelas; 1 rama de couve-flor; 1 rama de brócolis e 4 cenouras.

Modo de fazer: bata todos os ingredientes na centrífuga. Se desejar melhorar o sabor, acrescente laranja.

Benefícios: rico em minerais e vitaminas do complexo B, auxilia na prevenção do câncer, facilita o metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios, além de ser um agente anti-stress natural. Ajuda também a melhorar a aparência da pele do rosto.

Salsão e Cenoura

Ingredientes: 1 cenoura média sem casca; 2 talos de salsão e 1 copo de água.

Modo de fazer: corte a cenoura em pedaços e bata no liqüidificador com os outros ingredientes.

Benefícios: considerado o mais completo dos sucos verdes, age como regulador das funções orgânicas. Indicado também para mulheres em fase de amamentação, pois ajuda na produção de leite. Rico em betacaroteno, auxilia na prevenção do câncer.

Tomate e Pepino

Ingredientes: 1 tomate grande maduro e picado; meio pepino picado; 1 talo de aipo ou salsão picado e 1 fatia pequena de lima.

Modo de fazer: bata todos os ingredientes na centrífuga.

Benefícios: o pepino é um agente refrescante natural, perfeito para os dias de calor. Ajuda a diminuir o inchaço causado pela tendinite. Também é indicado para quem tem queda de cabelo e precisa fortificar os fios.




Obs: Todas as dicas são de caráter informativo, portanto, não faça dietas sem o conhecimento de seu médico.

Nenhum comentário: