terça-feira, 23 de junho de 2009

Bananas... batatas...batata doce...


BANANAS
Saudáveis, nutritivas e saborosas, são um dos melhores lanches naturais. Boas fontes de potássio, mineral que contribui para a função muscular adequada, as bananas são também fonte razoável de vitaminas B6, C e folato. A fruta deve ser colhida ainda verde. Amadurece em poucos dias à temperatura ambiente, e esse processo pode ser acelerado colocando a fruta em um saco de plástico ou papel junto com uma maçã.



BATATA
As batatas são surpreendentemente nutritivas e possuem poucas calorias. Quando consumidas com casca são rica fonte de carboidratos complexos e fibras. São, ainda, boa fonte de vitaminas C e B6, potássio e outros minerais e amido. Seu sabor completa a maioria dos alimentos, e os inconvinientes dizem respeito ao seu preparo, geralmente com sal e óleo, o que aumenta significantemente o teor de gordura e o valor calórico. Além disso, batatas verdes e com brotos podem conter solanina, uma substância venenosa.




BATATA-DOCE
É uma excelente fonte de beta-caroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, a batata-doce tem muito amido e fornece quase a mesma quantidade de calorias que os outros tipos de batatas. Existem duas variedades: as de polpa amarelo-alaranjada e as de polpa branco-cremosa.




BATATA-BAROA
Também conhecida como mandioquinha. Ela contém cerca de 30% de carboidratos, minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, vitaminas A e C, além de uma pequena porção de vitaminas do complexo B. Por esse motivo é considerada um alimento altamente energético. Do ponto de vista terapêutico é tida como um bom diurético.




BERINJELA
A berinjela tem pouquíssimas calorias, e proporciona uma sensação de saciedade, ideal para pratos vegetarianos. Mas é pobre em nutrientes e absorve muita gordura durante o cozimento, cerca de 4 vezes mais do que uma batata frita. Alguns tipos de berinjela desenvolvem um sabor amargo que pode ser eliminado cortando-se o vegetal, salgando-o e deixando descansar por meia hora, antes do cozimento. Depois é só lavar e secar.




BERTALHA
Semelhante ao espinafre, com folhas mais arredondadas. Pode ser refogada, adicionada aos cozidos ou consumida na forma de cremes. Suas folhas são ricas em vitamina A, portanto a bertalha é recomendada ao combate à doenças do fígado e no combate às hemorragias do pós-parto. Mas seu consumo exagerado deve ser evitado pelas mulheres no início da gravidez devido essa mesma vitamina A, que não é facilmente decomposta pelo organismo e pode causar lesões no feto.




BETERRABA
A beterraba é uma boa fonte de folato e vitamina C, além de possuir poucas calorias. Pode ser fervida e servida como acompanhamento, usada em conserva, salada ou condimento. Suas folhas, partes mais nutritivas do vegeta, ricas em potássio, cálcio, ferro, beta-caroteno e vitamina C, podem ser cozidas e servidas como o espinafre. É o vegetal que possui o maior índice de açúcar. Seu inconveniente é a pigmentação avermelhada que dá às fezes e à urina.




BOLACHAS
Simples ou doces, são uma fonte de carboidratos que saciam de uma forma rápida e fácil. As bolachas d'água-e-sal podem constituir uma alternativa ao pão. Algumas variedades são ricas em fibras, mas seu valor nutritivo é baixo. Se tiverem muito açúcar, podem provocar cáries.




BRÓCOLIS
São excelente fonte de vitamina C e boa fonte de vitamina A e folato, além de ter quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros sais minerais. Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer, é também pouco calórico e com alto teor de fibras. Deve-se ter cuidado, entretanto, para que não cozinhe em excesso, pois libera compostos de enxofre com odor desagradável.

Nenhum comentário: