terça-feira, 23 de junho de 2009

Café... caju... carnes...cenoura... cebolas... c


CAFÉ
O café é a principal fonte de cafeína e contém, além dessa, cerca de outras 400 substâncias químicas. Não é totalmente destituído de calorias e algumas bebidas à base de café, geralmente consumidas com creme, são extremamente calóricas. Ele estimula o Sistema Nervoso Central e pode ajudar a despertar e permanecer acordado. Mas estudos recentes apontam o consumo excessivo de café como causa de redução da fertilidade da mulher (mulheres que bebiam mais de 3 xícaras de café por dia reduziram em 25% as chances de concepção. Além disso, o café interfere no sono, reduzindo ou perturbando-o, ingerido em grandes quantidades pode causar irritabilidade e nervosismo, e aumenta a eliminação de cálcio na urina.



CAJU
A polpa do caju é extremamente rica em vitamina C e pode ser consumida pura em sucos, sorvetes, doces e bebidas. Assim, o suco de caju tem efeitos diurético, depurativo e sudorífero. Alguns médicos naturalistas recomendam a polpa ou o suco nos tratamentos de diabete, eczema e reumatismo e no combate a gripes e resfriados. A castanha-de-caju possui proteínas ricas em aminoácidos essenciais e um alto teor de calorias, o que a torna não recomendada para pessoas com problemas relacionados com a obesidade.




CARNE DE VACA E VITELA
São fontes importantes de proteína de alta qualidade e contém uma vasta gama de nutrientes, especialmente vitamina B12, ferro e zinco. Mas deve ser consumida com moderação, uma vez que a gordura da carne da vaca é altamente saturada e pode aumentar os níveis de colesterol no sangue e o risco de doenças cardiovasculares. Uma dieta rica em carne pode, também, elevar o risco de câncer de cólon e outros tipos da doença. O preparo da carne deve ser cuidadoso, e ela deve ser bem cozida, assada, grelhada ou frita, porque a carne de vaca malpassada pode ser uma fonte de infecções por E.coli e toxoplasmose. A vitela, por sua vez, é uma carne delicada, rosada e pobre em gorduras.




CARNE DEFUMADA, SECA E SALGADA
Carnes conservadas apresentam maior concentração de minerais (e geralmente menos vitaminas) do que as carnes frescas. Consumidas com moderação, adicionam sabor sem excesso de gorduras ou calorias. Mas possuem vários inconvinientes: apresentam mais gordura concentrada que as carnes frescas, os nitritos presentes nelas podem formar nitrosaminas, causadoras de câncer. Ainda, o alto teor de sódio torna-as menos apropriadas para pessoas que necessitam de dietas com pouco sal. Elas devem ser preparadas com cuidado para evitar a intoxicação alimentar, e os embutidos feitos com sólidos ou xarope de milho ou misturados com cereais podem causar reações em pessoas sensíveis. As carnes secas podem conter alto teor de tiramina, que causa enxaqueca em pessoas suscetíveis e sérias reações se combinadas com determinados medicamentos.




CARNE DE CARNEIRO
Apesar de não ser tão popular quanto a carne de vaca, a carne de carneiro destaca-se pelo seu valor nutritivo, é fonte rica em minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Além disso é excelente fonte de proteínas e vitaminas do complexo B. Apesar de algumas peças apresentarem alto teor de gordura saturada, a carne de carneiro não é entrecortada por gordura como a carne de vaca, assim, a maior parte da dela pode ser removida antes do cozimento. É uma carne facilmente digerível e raramente associada a alergias alimentares.




CASTANHAS
As castanhas são constituídas quase que totalmente de carboidratos, além de apresentarem pouca gordura e calorias. São ricas em folato e vitaminas C e B6. São boas fontes de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina. Seu inconviniente é que são caras e, as vezes, difíceis de serem encontradas. No preparo, as castanhas podem ser assadas ou fervidas. Quando aquecidas, incham e desprendem a casca fina e leve, tornando mais fácil descascá-las.




CEBOLAS
A versatilidade das cebolas é bastante grande: fatiadas cruas em saladas e sanduíches, cozidas em ensopados, sopas e omeletes, assadas, refogadas, enfim, podem ser consumidas em diversas formas. Seus talos verdes são uma boa fonte de beta-caroteno e vitamina C. As cebolas podem, também, ajudar a reduzir o colesterol e a capacidade de coagulação do sangue e a pressão arterial. Seu leve efeito antibacteriano pode ajudar a prevenir infecções superficiais, e contam com a vantagem de dar mais sabor aos pratos. Suas desvantagem dizem respeito ao baixo teor de nutrientes. Cebolas cruas produzem hálito desagradável e odor na pele. Podem, ainda, causar distenção abdominal e gases.





CENOURA
É excelente fonte de beta-caroteno, o precursor da vitamina A, e boa fonte de fibras e potássio. É uma boa aliada na prevenção da cegueira noturna, e pode também ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e proteger contra o câncer. Se consumida em excesso, porém, pode dar à pele uma coloração amarelada.





CEREAIS
Os cereais são uma excelente fonte de carboidratos ricos em amidos e fibras, e uma boa fonte de niacina, riboflavina e outras vitaminas do complexo B, ferro e cálcio; são também mais econômicos que outros gêneros de primeira necessidade, como carne, peixe, etc. São, entretanto, uma fonte incompleta de proteínas, e não contêm algumas das vitaminas e minerais essenciais. Em alguns produtos à base de grãos, o glúten provoca sintomas de má absorção em pessoas portadoras da doença cardíaca.





CEREAIS EM FLOCOS
Apresentam alto teor de carboidratos complexos, e muitos têm altos teores de fibra. Alguns são fontes razoáveis de proteína; adicionando-se leite, uma tigela de cereais torna-se um prato altamente protéico. Quando enriquecidos, possuem alto teor de ferro, niacina, tiamina e riboflavina, além de outras vitaminas do complexo B; os enriquecidos com ferro são ideais para introdução de alimentos sólidos na dieta do bebê. Deve-se ter cuidado, entretanto: muitas variedades comerciais, possuem alto teor de açúcar, sale gorduras. Farelo de cereais podem causar distenção abdominal e flatulência e reduzir a absorção de ferro, zinco e outros minerais.





CEREJAS
Da mesma família de frutas como ameixa, damasco, pêssego e nectarina, a cereja tem geralmente teores mais baixos de vitaminas e minerais de que outras frutas da mesma família. Uma xícara de cerejas doces picadas contém cerca de 140 calorias, 20 mg de vitamina C, ou 20% da ingestão dietética recomendada e 500 mg de potássio.



CERVEJA
A cerveja tem menor concentração de álcool do que vinhos e destilados, e contém pequenas quantidades de niacina, folato, vitamina B6 e alguns minerais. Seu consumo excessivo, porém, pode causar obesidade e levar ao alcoolismo. Em alguma pessoas, a cerveja pode causar também agressividade e descontroles.




CHÁ
O chá é uma bebida estimulante e que apresenta quase nenhuma caloria (quando bebido puro). Contém antioxidantes e bioflavonóides, que podem reduzir o risco de câncer, doenças do coração e derrame cerebral. Os chás verdes, além destes benefícios, contêm vitamina K, e os chás de ervas não têm cafeína. Os taninos podem proteger contra cáries; eles diminuem, porém, a absorção de ferro, se o chá for consumido junto com as refeições. O chá tem também efeito diurético, e pode provocar insônia em pessoas sensíveis à cafeína.





CHOCOLATES, BALAS E BOMBONS
Chocolates, balas e bombons são fonte saborosa de energia rápida, e o chocolate pode melhorar o humor de algumas pessoas. Por outro lado, o chocolate é rico em gorduras e calorias, e pode causar enxaquecas. Os doces também podem causar cáries e tiram o apetite para comidas saudáveis.

leia mais





CHUCHU
Embora considerado por muitos como um legume, o chuchu é uma fruta e, apesar do gosto pouco marcante, apresenta importantes propriedades: além do alto teor de fibras, é uma importante fonte de minerais, como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Se cozido sem sal, é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta.





COCO
O coco é uma boa fonte de ferro e fibras, e contém grande quantidade de ácidos graxos, de fácil digestão. Mas atenção: ele contém também grande quantidade de gorduras e calorias!





COGUMELOS & TRUFAS
São alimentos que não contêm gorduras e possuem muito poucas calorias. São ricos em minerais, e seu alto teor de ácido glutâmico auxilia o sistema imunológico.





COUVE
A couve é excelente fonte de beta-caroteno e vitaminas C e E, e boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio. Contém também bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer. Seu inconveniente é que, mesmo cozida, pode causar flatulência.



COUVE-FLOR
Excelente fonte de vitamina C, a couve-flor é também boa fonte de potássio e folato. Recomendada para dietas alimentares, possui poucas calorias e muitas fibras. Pode, entretanto, assim como a couve, causar flatulência, e é mais cara que outros vegetais com valores nutricionais semelhantes.

Nenhum comentário: