terça-feira, 23 de junho de 2009

Lanches... laranjas... l


LANCHES
Os lanches podem ajudar as pessoas a seguirem as recomendações da pirâmide alimentar. As frutas e vegetais são lanches isentos de gordura e com alto teor de vitaminas e minerais, e podem, na horas certas, reduzir a fome de forma a evitar o excesso nas refeições. Lanchar barras de chocolate e outros alimentos muito gordurosos, entretanto, acrescenta calorias e gorduras vazias. Muitos lanches e snacks comerciais têm alto teor de sódio, o que pode ser prejudicial.



LARANJA
As laranjas são excelente fonte de vitamina C, além de beta-caroteno, folato, tiamina e potássio. Elas podem, porém, produzir reações alérgicas em pessoas suscetíveis.




LEGUMES
Muitos legumes são ricos em vitaminas A, C e E, folato e outras vitaminas do complexo B, além de potássio e outros minerais. Com seu alto conteúdo de fibras, ajudam a regular o funcionamento dos intestinos, e ajudam a previnir doenças com seus compostos químicos, como os bioflavonóides. Comê-los em grandes quantidades, entretanto, pode satisfazer a fome sem responder as necessidades energéticas. Além disso, alguns podem provocar reações alérgicas, e os vegetais crucíferos podem interferir nas funções da tireóide.




LEITE & DERIVADOS
Além de serem nossa melhor fonte de cálcio, o leite e seus derivados são uma boa fonte de vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Os derivados do leite desnatado são pobres em calorias e, ao mesmo tempo, ricos em proteína. Por outro lado, o leite integral e o creme de leite têm alto teor de gordura saturada, e a proteína do leite pode causar reações alérgicas. Algumas pessoas também não conseguem digerir a lactose, que é o açúcar do leite.




LIMÃO
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, e apresenta poucas calorias, o que o torna uma opção mais saudável que os molhos à base de óleo; também pode aliviar a boca seca. Entretanto, seu alto teor de acidez pode corroer o esmalte dos dentes, e a casca contém um óleo irritante; pode estar também contaminado com pesticidas.

Nenhum comentário: