terça-feira, 23 de junho de 2009

Geléias... gengibre... gergelim... g


GELÉIAS
As geléias e compotas contêm pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar o colesterol do sangue, além de açúcares simples, que são uma fonte de energia rápida. Por outro lado, as geléias são menos nutritivas que as frutas frescas.



GENGIBRE
O gengibre, além de aliviar as náuseas, pode impedir enjôo em viagens. O vinho de gengibre pode aliviar as cólicas menstruais. O gengibre cru ou cristalizado, entretanto, pode provocar irritações na mucosa da boca e em outras membranas mucosas.




GERGELIM
Devido a seu alto teor de proteínas, gorduras e carboidratos, suas sementes são consideradas excepcionalmente nutritivas. O óleo de gergelim também pode ajudar no combate ao reumatismo. Você deve evitar, entretanto, o consumo excessivo, que pode causar irritações gastrintestinais.




GOIABA
A goiaba é uma excelente fonte de vitamina C, além de potássio e ferro. Apresenta também um alto teor de pectina e outros tipos de fibras dietéticas solúveis. Algumas pessoas suscetíveis podem ter crises de asma ou reações alérgicas, causadas pelos sulfitos presentes nas goiabas secas.




GORDURAS
As gorduras fornecem os ácidos graxos de que o corpo precisa para muitos processos químicos, como crescimento, metabolismo e produção de hormônios sexuais e de membranas das células. São elas também as responsáveis por transportar as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K pelo organismo, e são uma importante fonte de energia para o metabolismo basal. Elas adicionam sabor, aroma e textura agradável aos alimentos, e satisfazem a sensação de fome. Entretanto, uma alimentação muito rica em gorduras provoca o aumento de peso, e a gordura saturada está associada a níveis elevados de colesterol no sangue e a riscos maiores de doenças do coração, derrame cerebral e outros problemas circulatórios. Um elevado consumo de gorduras também pode aumentar o risco de certos tipos de câncer, especialmente do cólon, da próstata, da mama e dos ovários.




GRELHADOS
A grelha dá sabor aos alimentos e preserva seu valor nutricional, permitindo que a gordura seja drenada do alimento. Mas há um porém: o preparo na grelha pode facilitar a formação de compostos cancerígenos.




GUARANÁ
As sementes torradas, moídas e reduzidas a pó têm propriedades estimulantes e revigorantes. As sementes têm, porém, muita cafeína, o que não é recomendado para pessoas que sofrem de dores de cabeça e problemas no coração.

Nenhum comentário: