terça-feira, 23 de junho de 2009

Nabo... n...


NABO
O nabo é uma fonte de fibras com poucas calorias. Possui alguns compostos sulfurosos que protegem contra certos tipos de câncer, mas pode provocar flatulência e distenção abdominal. É fonte de vitamina C, cálcio e potássio. Contém duas substâncias bociogênicas que podem interferir na produção de hormônios pela glândula tireóide e, embora não sejam prejudiciais para pessoas saudáveis, podem suscitar o bócio em pessoas com distúrbio da tireóide.



NECTARINAS
Fonte razoavelmente rica de beta-caroteno e potássio, as nectarinas fornecem quantidades moderadas de vitamina C. São, ainda, ricas em pectina - uma fibra extremamente solúvel. Sua polpa é rica em bioflavonóides e carotenóides, pigmentos vegetais antioxidantes que ajudam a proteger contra o cãncer e outras doenças, reduzindo os danos causados às células pela queima do oxigênio no organismo. A casca contém fibra insolúvel, que ajuda a prevenir a prisão de ventre.




NOZES & SEMENTES
São ricas em vitamina C e potássio, a maioria em minerais como cálcio, ferro, magnésio e zinco. Algumas são boas fontes de folato, niacina e outras vitaminas do complexo B. Quando combinadas com leguminosas são boa fonte de proteína. Algumas, ainda, são ricas em fibras. Mas possuem muitas calorias e são gordurosas, provocam alergias alimentares e mofadas podem produzir aflatoxinas causadoras de câncer.

Nenhum comentário: