PALMITO
O palmito é a parte interna e superior do palmiteiro, um tipo de palmeira. É fonte razoável de proteínas e minerais como cálcio, fósforo e potássio. Possui pequena quantidade de vitaminas C e do complexo B. O palmito é, normalmente, comercializado em conserva, o que faz com que perca um pouco do seu valor nutritivo. Cem gramas de palmito fresco fornecem, aproximadamente, 26 calorias.
PÃO
O pão é uma boa fonte de proteínas e carboidratos complexos, apresenta alto teor de niacina, riboflavina e outras vitaminas do complexo B, alguns tipos fornecem ferro e cálcio. Mas é pobre em muitas vitaminas e minerais e geralmente consumido com manteiga e putros produtos calóricos, além de conter alto teor de sal. O pão integral é rico em fibras. Pessoas alérgicas a mofo devem consumir com cuidado, pois pode desencadear reações adversas e pessoas com doença celíaca devem evitar, pois têm intolerância ao glutén.
PEIXE
O peixe é uma excelente fonte de proteínas completas, ferro e outros minerais, além de conter ácidos graxos ômega-3. Alguns tipos são ricos em vitamina A. O consumo de peixe três vezes por semana tem sido associado a uma diminuição significativa no desenvolvimento de doenças do coração. Todos os peixes são ricos em nutrientes, especificamente em vitaminas do complexo B que são solúveis em água. Devem ser comprados com cuidado, pois podem estar contaminados por bifenilas policloradas, mercúrio e outros contaminados.
PEPINO
Os pepinos possuem baixo teor de calorias, pois são constituídos por aproximadamente 95% de água. São boa fonte de fibras e possuem pequenas quantidades de vitamina C e folato. O seu suco é utilizado em máscaras faciais, cremes loções e outros cosméticos.
PÊRA
Fonte de vitamina C, folato e fibras, as pêras são excelentes na sobremesa ou como acompanhamento. As pêras secas contém mais calorias e nutrientes que as frescas, mas contém também sulfitos que provocam crises de asma ou reações alérgicas em pessoas suscetíveis.
PÊSSEGO
O pêssego fresco é uma fonte pouco calórica de vitaminas antioxidantes, é rico em fibras, especialmente em pectina - que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Os pêssegos congelados e enlatados contém níveis mais baixos de vitaminas A e C e contém mais calorias que os frescos. O seco, por sua vez, tem mais calorias mas produz uma fonte mais concentrada de vários nutrientes essenciais. Pode provocar reações alérgicas em pessoas suscetíveis.
PICLES & Outros Condimentos
No condimento com picles, o alimento é preservado saturando-o com ácido, o que impede a proliferação de microorganismos. O chucrute, por exemplo, é uma boa fonte de vitamina C, ferro, potássio e outros nutrientes. Os picles em geral contêm poucas calorias, mas teor extremamente alto de sódio. Os picles doces, Ketchup e molhos picantes tipo chutney são de alto teor de açúcar. Consumidos em grande quantidade, os alimentos condimentados com picles aumentam o risco de câncer.
PIMENTÃO
O pimentão é uma excelente fonte pouco calórica de vitaminas A e C. Aqueles de cores fortes possuem alto teor de bioflavonóides, pigmentos vegetais que ajudam a prevenir contra o câncer, de ácidos fenólicos que inibem a formação de nitrosaminas cancerígenas e de esterol vegetal, precursor da vitamina D que parece proteger contra a câncer. Os pimentões podem ser servidos crus, fatiados como aperitivos, na salada ou em pastas, cozidos no vapor, tostados, recheados ou cozidos.
PIMENTAS
São excelentes fontes de vitaminas A e C. Podem aliviar a congestão nasal e prevenir coágulos sangüineos que causam ataques cardíacos ou derrame cerebral. São boas fontes de antioxidantes e contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que parecem prevenir contra o câncer. Todavia, requerem um manuseio cuidadoso durante o preparo para evitar irritação da pele e dos olhos e podem agravar as hemorróidas.
PITANGA
A pitanga é uma fruta que pode ser apreciada ao natural ou como sorvetes, refrescos e geléias, mas de comercialização ainda muito pequena. É uma fonte das vitaminas A, C e do complexo B, de minerais como cálcio, fósforo e ferro. O chá das folhas da pitangueira são, popularmente, utilizados para combater os estados febris, as bronquites, as diarréias, a hipertensão e as cólicas menstruais.
PORCO, Carne de
A carne de porco fresca e magra é uma boa fonte de proteínas de alta qualidade e de vitaminas do complexo B. O presunto e o bacon possuem grande quantidade de vitamina C, que é acrescentada como conservante. Mas cuidado, pois os nitritos da carne de porco curada formam as nitrosaminas, que são substâncias cancerígenas. Alguns produtos derivados dela, como o próprio presunto e o bacon, possuem alto teor de sal e gordura. A carne de porco mal passada pode conter parasitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário