terça-feira, 23 de junho de 2009

enlatados... ervilhas... espinafre....


ENLATADOS
São os alimentos postos em recipientes hermeticamente fechados e cozidos a uma temperatura suficientemente alta para garantir que sejam esterelizados. Como os microorganismos presentes no interior do recipiente são destruídos e o ar não pode entrar, os alimentos enlatados conservam-se durante muito tempo. Retêm muitos nutrientes, incluindo proteínas e vitaminas A, D e riboflavina. São assépticos e seguros. Mas alguns enlatados tem alto teor de sal, alteração de cor, textura e sabor dos alimentos, além da perda de alguns nutrientes.



ERVILHAS
Além do alto teor de proteínas, as ervilhas frescas são uma boa fonte de pectina e outras fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis do colesterol no sangue. Devem ser cozidas em pouco água, para minimizar a perda de vitaminas. As ervilhas enlatadas possuem menos nutrientes, sabor e cor que as frescas e congeladas. Esse vegetal é rico, também, em vitaminas A e C, tiamina, riboflavina e potássio. Mas são ricas também em purinas, que podem desencadear os sintomas de gota nos portadores da doença.




ESPINAFRE
Suas folhas verdes possuem muitos nutrientes valiosos, como antioxidantes e bioflavonóides que ajudam a bloquear as substâncias causadoras de câncer. É rico em carotenóides, como o beta-caroteno e a luteína. Boa fonte de vitamina A e C, folato e potássio, além de ser fonte vegetariana de proteína. Apesar dos inúmeros benefícios, o espinafre contém alta concentração de ácido oxálico, que atrapalha a absorção de ferro e cálcio, e acelera a formação de pedras nos rins e na bexiga.




ESPECIARIAS
Utilizadas como aromatizantes, remédios, perfumes e tinturas, as especiarias podem estimular o apetite e adicionar sabor a pratos triviais. São ricas em minerais mas, devido sua utilização em pequenas quantidades, o impacto nutricional é mínimo. Devem ser guardadas em lugares escuros e secos e sua reposicão deve ser anual. São atribuidos alguns valores medicinais às especiarias, mas nenhum estudo científico os comprova: açafrão, poderes afrodisíacos; açafrão-da-índia, inflamações e distúrbios digestivos; alcaparra, estimulante estomacal; alcaravia, estimula produção de leite nas jovens mães; anis-estrela, tosse; canela, alivia inchaços e gases; cardamomo, má digestão; coentro, fonte de vitamina C; cominho; cravo; gengibre, enjôos; junípero, diurético mas pode causar contrações uterinas; mostarda, alivia dor; noz-moscada; pimenta; pimenta-do-reino, aspirá-la previne desmaios.

Nenhum comentário: