terça-feira, 23 de junho de 2009

Farelo... farinhas...feijão...


FARELO
É a casca externa indigerível dos grãos de trigo, arroz, aveia e outros cereais É rico em fibras e ajuda a prevenir a prisão de ventre. Os farelos de aveia e arroz ajudam a diminuir as taxas de colesterol no sangue. O farelo gera uma sensação de saciedade que pode levar a perda de peso, além disso, pode reduzir o risco de alguns cânceres, especialmente os associados à obesidade. O excesso de farelo reduz a absorção de cálcio, ferro e zinco e pode causar irritação intestinal, distensão abdominal e flatulência. O ideal é consumir alimentos que contenham farelo: arroz integral, muesli, pão integral, etc.



FARINHAS
São fontes concentradas de amido, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. Mas, quantidades consideráveis de vitaminas, minerais e fibras são perdidos durante a moagem e farinhas de grãos integrais podem conter partes e ovos de inseto. Existem inúmeros tipos de farinha pois qualquer grão ou semente pode ser moído. As mais comuns, depois da farinha de trigo, são: amaranto, rica em proteína; araruta, feita de raízes de maranta; arroz; aveia, possui alto teor de fibra solúvel; batata; centeio, alto teor de fibras; cevada; mandioca; farinha de peixe,níveis altos de cálcio e proteína; de semente de algodão, contém níveis altos de proteína; fubá, não é tão nutritiva quanto as outras farinhas; trigo sarraceno; triticale.




FEIJÃO
Os feijões contém mai proteína que qualquer outro alimento de origem vegetal, são boas fontes de amido, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais. São ricos em fibra solúvel. Mas podem causar distensão abdominal e gases intestinais, alergias em algumas pessoas e devem ser cozidos para destruir numerosas substâncias tóxicas.




FIBRAS
Presentes em frutas, vegetais, feijões secos, ervilhas, cereais, grãos, nozes e sementes, as fibras ajudam a prevenir a prisão de ventre, aliviam os sintomas de diverticulose e hemorróidas, podem ajudar a reduzir o risco de câncer do cólon, ajudam a reduzir os níveis elevados de colesterol no sangue e ajudam a controlar o peso. Mas o consumo excessivo de fibras pode causar distenção abdominal, flatulência e outros problemas digestivos e à deficiência de ferro, zinco e outros minerais.




FIGO
Tanto os figos frescos quanto os secos são ricos em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol no sangue e, apesar de ricos em calorias, os figos secos são altamente nutritivos. Os figos frescos podem proporcionar efeito laxativo, mas se deterioram facilmente. São ricos em magnésio, potássio cálcio, ferro e fibras. Podem, também, causar diarréia e ser contaminados por mofos e suas toxinas.




FIGO-DA-ÍNDIA
Pode ser assado no forno e, consumido dessa forma, alivia tosses persistentes, inclusive a coqueluche. Quando consumido ao natural, ajuda a combater a diarréia e a disenteria. É uma fruta pouca calórica e sem gorduras, adequada às dietas de emagrecimento. Deve ser manuseado com cuidado por causa de seus espinhos na casca.




FRAMBOESA
São ricas em fibras e vitamina C. Contêm boas quantidades de folato, ferro e potássio e fornecem bioflavonóides que podem proteger contra o câncer. Mas contém, também, salicilato natural, que pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis à aspirina. Contém ácido oxálico, que pode agravar pedras nos rins e na bexiga em pessoas suscetíveis.




FRUTAS
São excelentes fontes de vitamina C, betacaroteno e potássio; contêm quantidades menores de outras vitaminas e minerais. Contêm bioflavonóides, que protegem contra o câncer e outras doenças. São ricas em fibras e pobres em calorias, e são fonte de açúcar natural, que fornece energia rápida. Por outro lado, podem causar cáries, especialmente quando secas. Algumas frutas provocam reações alérgicas e crises de asma em pessoas suscetíveis.




FRUTOS DO MAR
São fonte de proteína de alta qualidade, com baixo teor de gordura. Rica fonte de minerais, inclusive cálcio, fluoreto, iodo, ferro e zinco, os frutos do mar são também boa fonte de vitaminas do complexo B. Entretanto, alguns têm muito colesterol, e podem provocar alergias em algumas pessoas. São também muito suscetíveis a deterioração e contaminação ambiental.

Nenhum comentário: